Orientações Pedagógicas
A Perspectiva Inclusiva do Software Hércules e Jiló no Mundo da Matemática
O Hércules e Jiló no mundo da matemática é um software inclusivo, que se propõe a funcionar como apoio na promoção de aprendizagens construídas a partir da exploração de jogos como recursos lúdicos, instigadores da atenção do aluno, motivadores e integradores do sujeito em situações de transferência de aprendizagens. Está concebido para apoiar aprendizagens de vários conceitos matemáticos, considerando as singularidades do processo de aprendizagem de alunos em fase de alfabetização, que apresentam necessidades educacionais especificas por deficiência intelectual, em fase de alfabetização, embora não se restrinja a eles.
Esses alunos, em função das singularidades que apresentam nas áreas de desenvolvimento geral, psicomotoras, de linguagem, de comunicação, abstração e compreensão geral, tendem a apresentar menor probabilidade de aproveitarem, sozinhos, as situações à sua volta e por isso precisam de recursos educacionais e estratégias de intervenção pedagógica que lhes proporcionem experiências concretas para aprender. São capazes de aprender, no seu tempo e da sua forma, porém, geralmente, não o fazem sozinhos.
O jogo é visto como espaço de cognição favorecendo aprendizagens, quando é concebido como atividade favorecedora de variadas e amplas possibilidades de situações-problema geradoras de aprendizagens, nesse software, aprendizagem matemática. Portanto, se esta aprendizagem está ancorada na resolução de situações-problema e se determinados jogos são fontes de situações de alto significado e motivação para os alunos, o professor deverá selecionar jogos que funcionem como recursos motivadores e geradores de aprendizagem, nesse caso, dos conceitos matemáticos, levando em consideração, de um lado as necessidade de aprendizagens do aluno, e do outro, o fato de que neste software os jogos são elos de uma sequência didática que favorecem aprendizagens matemáticas.
A Importância da Mediação Pedagógica do(a) Professor(a)
O papel do professor como mediador do processo ensino-aprendizagem, deve ser o de conceber e propor situações que desafiem o aluno a mobilizar conceitos teoremas, desconstruindo-os e reconstruindo-os para que ele possa responder uma nova classe de situações para as quais não era capaz, até então, de resolver. Aprender seria, portanto, desenvolver novos esquemas/procedimentos para resolver novas situações-problema. Para gerar aprendizagem, é fundamental que a situação criada pelo professor seja motivadora e bem compreendida pelo aluno. Assim sendo, a situação a ser concebida para produzir aprendizagem precisa ser significativa e motivadora.
Para o aluno que apresenta Necessidades Educacionais Específicas, por deficiência intelectual, na aprendizagem de conceitos matemáticos a que se considerar a sua capacidade de compreensão lógica, a partir de situações concretas de aprendizagem, com o apoio de materiais multissensoriais que possam ser explorados no sentido de favorecer um melhor entendimento dos conceitos matemático. Para isso, é muito importante criar situações motivadoras de aprendizagens, uma vez que a sua memória viso-espacial não é afetada como a memória verbal de curto prazo que prejudicam a aquisição de novas palavras e pode dificultar o procedimento da contagem.
Embora seja capaz de atingir o pensamento lógico, este aluno precisa de apoio para fazer essa evolução. Por isso a intervenção pedagógica adequada do professor é essencial para que ele possa observar e estabelecer relações de causa e efeito entre fatos e situações e, finalmente, para estimulá-lo a fazer escolhas de estratégias e alternativas para a resolução de problemas. Neste sentido, as situações matemáticas inseridas no contexto lúdico podem responder muito bem à diversidade de demandas dos alunos; elas são motivadoras e por isso mais propensas para obter a adesão do aluno, motivando-o a lançar-se na atividade matemática.
O professor tem função fundamental no software, na medida em que será a sua mediação a grande propulsora das situações e espaços de construção da aprendizagem dos conceitos matemáticos propostos pelo software. Igualmente como o primeiro, este software está apoiado em três dimensões: lúdica, didática e cognitiva, que funcionam de forma interdependentes e complementares, que se inter-relacionam de maneira dialética para que os objetivos de aprendizagem sejam concretizados.
A proposta inclusiva do software Hércules e Jiló no mundo da matemática, integra orientações que se organizam no sentido de potencializar a mediação do professor, para fazer a integração do ambiente virtual, assegurar a exploração adequada dos recursos tecnológicos, dos materiais concretos e dos jogos, facilitando a cooperação entre os alunos e ao mesmo tempo favorecendo a construção de aprendizagens significativas.
A Aprendizagem Matemática Pensada para Todos os Alunos
Partindo do pressuposto de que é a diversidade de formas de aprender que está presente na sala de aula e que o objetivo maior da Matemática, dentro e fora da escola, é a resolução de problemas, propomos que as crianças não apenas sejam solucionadoras de problemas matemáticos, mas que sejam também elaboradoras de situações matemáticas, problematizando contextos e utilizando de multilinguagens para comunicar, registrar e validar problemas.
Cabe aos educadores, buscarem formas diversificadas para superação das muitas causas das dificuldades de resolução dos problemas matemáticos, para o alcance desse objetivo, integrando variadas estratégias que possam ser adotadas para favorecer o processo de ensino e de aprendizagem de todos os alunos, independente das suas demandas educacionais, que por serem diversas sempre deverão ser consideradas especiais.