JOGOS VIRTUAIS
Na proposta do software educativo “Hércules e Jiló no mundo da matemática inclusivo”, a assimilação das regras dos jogos implicam, desde o início, na assimilação de estruturas matemáticas, a partir das quais os jogos foram concebidos, desenvolvidos e propostos, justamente aquelas apontadas pelos professores junto às crianças com deficiência intelectual no contexto das aprendizagens matemáticas escolares. Para estes alunos, mais que para os demais, aprender a jogar implica numa necessária e desejável aprendizagem de vivenciar as situações matemáticas coletiva e colaborativamente.
Assim são cinco os jogos virtuais a serem jogados no computador, individualmente ou em dupla, com orientação e mediação pedagógica, passando por níveis de dificuldades em cada jogo, dificuldades essas associadas aos conhecimentos matemáticos que cada nível requer, apresentados de forma crescente:
- Jogos Pratinhos (quantificação, contagem e registros matemáticos).
- Resta Mais (formação de agrupamento simples, noção de resto, contagens e registros).
- Monta Buquê (formação de agrupamento de grupos, contagens e registros).
- Passa Passa (contagens, agrupamentos decimais, posicionamento e registros) e
- Jogo dos Porquinhos (contagem de valor, trocas decimais e posicionamento, registros, compra, resto).
Nos jogos virtuais, estará sempre disponível o ícone para impressão de uma ficha em formato PDF com atividade de registro pelas crianças, associadas ao contexto do jogo, com diversidade de forma de registros de pontuações, para controle e memória da atividade ludo matemática, que permita a criança e ao grupo comparar evolução e resultados parciais e finais dos jogos. Esses registros podem ter usos múltiplos durante as aulas, como socialização, produção de problemas matemáticos, compartilhamento entre outras turmas e familiares, inclusive serem inseridos nos cadernos ou portfólios dos alunos como forma de acompanhamento da evolução das aprendizagens realizadas.