Objetos Matemáticos

Objetos Matemáticos

OBJETOS DE CONHECIMENTO MATEMÁTICO EXPLORADOS NOS JOGOS

Os Objetos de Conhecimento Matemático são os conteúdos matemáticos mobilizados nos jogos contidos no software Hércules e Jiló no mundo da matemática inclusivo, sejam eles conceitos, procedimentos ou registros. São os conhecimentos matemáticos presentes no currículo de alfabet­ização matemática, em especial na Base Nacional Curricular Comum (BNCC).

Neste software, um objeto de conhecimento matemático pode estar presente em mais de um jogo, assim como um jogo pode dar ênfase, prioritariamente a um conteúdo matemático, mas cada jogo pode explorar diferentes saberes matemáticos de forma integrada e dinâmica. Os conceitos trabalhados nos 10 jogos do software estão recomendados para a construção do conceito de número pelas crianças.

O tema abordado no software é a alfabetização matemática, trabalhando mais especificamente as estruturas lógicas associadas aos objetos de conhecimento relativos à construção do conceito de número, em contexto de contagens, registros, comparações, assim como estruturas fundamentais do sistema de numeração decimal, em especial as noções de agrupamento, posicionamento, valores e registros associados (BNCC).

Os objetos de conhecimentos matemáticos propostos neste software permitem a asso­ciação de diferentes jogos, com finalidades educativas mais amplas do que os jogos isoladamente: a compreensão do agrupamento, da quantificação discreta, da correspondência entre quantidade e símbolo numérico, regras e estruturas do sistema decimal, bem como o valor do numeral de acordo com seu posicionamento.

O papel do(a) professor(a) não está apenas relacionado à oferta do jogo, aqui ele(ela) é chamado(a) a estar junto às crianças com a realização de intervenções e mediações intencionadas no processo da construção do conceito pelas crianças, motivando e realizando desafios. O(a) professor(a) precisa estar junto, acompanhando a realização da atividade pela criança e pelo grupo, avaliando as capacidades e necessidades especificas, estimulando a verbalização das estratégias utilizadas, exteriorizando seus pensamentos, instigando outras possibilidades, para com isso criar novas perspectiva para favorecer a construção da aprendizagem individual e colaborativa

Na concepção do  projeto de construção do software Hercules e Jiló no mundo da matemática inclusivo , voltado a apoiar o processo de ensino e aprendizagem matemática em contexto lúdico, buscamos construir jogos para explorações lúdico-pedagógicas de forma que, para as crianças, os erros ou suas dificuldades sejam assumidos não como uma falta de conhecimento ou dificuldade de ordem cognitiva: não se trata do fato de que os alunos não estejam sabendo matemática, mas tão somente que não estão “sabendo jogar”, o que acaba por facili­tar o contexto avaliativo e a valorização da autoestima e o respeito á diversidade do grupo no processo de aprendizagem.

Para conhecer mais sobre cada um dos objetos de conhecimento matemático explorados nos projetos pedagógicos do software Hércules e Jiló no Mundo da Matemática inclusivo apresentamos a seguir esses obje­tos de aprendizagem, bem como explicitamos em quais jogos e de que formas eles estão mais forte­mente mobilizados nos textos JOGOS VIRTUAIS e JOGOS CONCRETOS que no software está no MENU DOS PROFESSORES.   

Os Objetos de Conhecimento Matemático são os conteúdos matemáticos mobilizados nos jogos contidos no software Hércules e Jiló no mundo da matemática inclusivo.

Projeto

Hércules e Jiló no Mundo da Matemática: Concepção e Desenvolvimento de um Software
de Apoio à  Educação Matemática em
uma Perspectiva Inclusiva
Projeto 6308  FAP/FUB/FE - FAPDF 13/2016

Realização

 

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